Morre em Itapetininga o escritor Carlos Fidêncio aos 85 anos
12/10/2025
(Foto: Reprodução) Morre em Itapetininga o escritor Carlos Fidêncio aos 85 anos
Reprodução
Morreu na madrugada de domingo (12), em Itapetininga (SP), o escritor e jornalista Carlos Fidêncio, aos 85 anos. Ele era aposentado e conhecido por suas obras de referência histórica sobre a cidade, além de ter atuado no jornalismo local e na preservação da memória cultural da região.
Entre suas principais obras, estão 'Itapetininga ontem-hoje', referência histórica da cidade, e a novela policial Chumbo Grosso, lançada em 1980 pela Editora Global de São Paulo. Fidêncio também editou o Jornal Nosso Domingo (década de 1970) e a revista Itanews (década de 1980).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O escritor foi presidente do Centro de Tradições Tropeiro e Boiadeiro de Itapetininga em 1993 e sócio fundador do Instituto Histórico Geográfico de Itapetininga (cadeira número quatro) e da Associação dos Jornalistas da Região de Itapetininga (AJORI).
Entre as homenagens recebidas estão a Medalha Constitucionalista de 1932, diplomas de honra ao mérito e reconhecimento por sua atuação em prol da preservação da história e da cultura regional.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O velório é realizado no Memorial Antônio Ferreira de Camargo O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério São João Batista, em Itapetininga. Fidêncio era casado com Lazara de Barros Fidêncio e não deixa filhos.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM